Faça sua Pesquisa

sábado, 21 de maio de 2011

Editor do Orobó News tem mais uma vez as suas artes plágiadas

O Designer Gráfico e editor do blog Orobó News Felício Oliveira, foi vitima pela segunda vez em menos de um ano de plágios em suas Artes Gráficas. Felício é um cidadão oroboense que ama de coração sua terra, e não mede esforços para vê-la cada vez mais conhecida e cada vez mais desenvolvida. No intuito de divulgar as datas comemorativas de Orobó ele prepara artes gráficas através de cartazes para divulgar os eventos. Só que ultimamente as suas artes estão sendo plagiadas, “PIRATA” anda refazendo as mesmas e é apagado o seu nome na sua logo marca
No ano passado em comemoração aos 82 anos de emancipação política de Orobó, Felício Criou uma arte que foi plagiada na qual foi retirado o seu nome da arte e algumas fotos da cidade foram retiradas e substituídas por outros detalhes colocados pelo plagiador, detalhes esses nos quais todos podem ver abaixo na foto original e na adulterada.

http://3.bp.blogspot.com/-6ld3LxDiL_o/TdbokTNszVI/AAAAAAAAAWY/1sZkKUtmwJI/s1600/_original-1.jpg
Foto Original

http://2.bp.blogspot.com/-fMsv2K72ekY/TdbopqWdUXI/AAAAAAAAAWc/oPVMVhwzkb0/s1600/_plagio.jpg
Foto Plágiada
Este ano em comemoração as festas juninas de Orobó, Felício fez mais uma arte onde é divulgada a programação do “Forroboró” como é chamado e conhecido o são João da Cidade, e mais uma vez teve a seu trabalho alterado, e a mesma história se repetiu e sua logo marca mais uma vez foi apagada e acrescentanda alguns, como todos podem ver abaixo

http://2.bp.blogspot.com/-wYdsrYkfXig/Tdbo8fS9_NI/AAAAAAAAAWk/FebHXdGdgHE/s1600/_original.jpg
Arte Original

http://4.bp.blogspot.com/-yL-YfHirNSk/Tdbo7W0gv-I/AAAAAAAAAWg/GRS6eCyEGHs/s1600/_Plagio-1.jpg
Arte Plágiada

Segundo a Lei 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998, diz que plagio é crime com pena e detenção, Art. 1º Esta Lei regula os direitos autorais, entendendo-se sob esta denominação os direitos de autor e os que lhes são conexos. Art. 3º Os direitos autorais reputam-se, para os efeitos legais, bens móveis. Art. 22. Pertencem ao autor os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Art. 24. São direitos morais do autor:  I – o de reivindicar, a qualquer tempo, a autoria da obra;  II – o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo o do autor, na utilização de sua obra; Art. 26. O autor poderá repudiar a autoria de projeto arquitetônico alterado sem o seu consentimento durante a execução ou após a conclusão da construção.

Segundo Felício, ele não se importa que outros blogs publiquem a sua arte, “sinto-me maravilhado e engrandecido ao ver meus Designers em outros blogs, afinal é uma forma de reconhecimento do meu trabalho” afirma Felício que nada recebe em troca a não ser o reconhecimento, mas que muito o frustra quando alguém vem e apaga a única informação que comprova a sua autoria, que no caso é a sua logo marca no canto inferior direito dos designer, e ele afirma mais, que todo o material que ele prepara é para que todos os usufrua dele, é livre que todos peguem suas artes e as publiquem, mas plagiar é coisa de PIRATARIA.

Fonte: Manuel Mariano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...